As lavouras devem ser protegidas da baixa temperatura que atingirá o Estado neste final de semana
As lavouras paranaenses de café podem sofrer danos causados por geadas que devem acontecer nas madrugadas do próximo sábado (6/7) e domingo. As informações são do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Em comunicado nesta sexta-feira (5/7), o instituto o alerta para os cuidados que devem ser tomados pelos cafeicultores para protegerem as lavouras. Para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, a recomendação é de enterrar as mudas. Viveiros devem estar protegidos por várias camadas de coberturas plásticas ou aquecimento, com a opção de adotar ambas as práticas simultaneamente. No caso das lavouras novas e de viveiros, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e acabar o risco imediato de geada.
Já nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, é recomendado que os produtores amontoem terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro, e depois retirada com as mãos.
Fonte: Revista Globo Rural