A parreira não é muito exigente em nutrientes, logo é suficiente a adição de adubo orgânico de boa qualidade duas vezes por ano
Ana Lúcia Corrêa, de São Gonçalo (RJ): Nos primeiros anos após o plantio, minha parreira de uva rosada não segurava os frutos que apresentavam rachaduras, enquanto as folhas tinham um aspecto de ferrugem. Com o tempo, a fruteira passou a melhorar a qualidade da produção e a planta ficou bonita. Neste ano, contudo, registrou poucas uvas e folhas, enquanto alguns galhos apodreceram. Nunca apliquei adubação na videira. O que devo fazer?
Para garantir a longevidade e equilíbrio da videira, várias práticas de manejo são importantes, com destaque para a adubação e a poda de produção. A parreira não é muito exigente em nutrientes, logo é suficiente a adição de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) duas vezes por ano. A adubação deve ser feita em torno do pé de uva, preferencialmente no começo do inverno e a partir da brotação. Para informações sobre poda de videiras, acesse o manual elaborado pela Embrapa Uva e Vinho.
Consultor: Rodrigo Monteiro, engenheiro agrônomo do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho. Rua do Livramento, 515. Bento Gonçalves (RS). Caixa Postal 130. CEP: 95700-000. Tel: (54) 3455-8082.
Fonte: Revista Globo Rural