UNIAGRO
Abapa promove Dia do Algodão em Roda Velha, distrito de São Desidério (BA)
17/06/2019 09:35 em Notícia

Tendo em vista a necessidade de promover um evento que reunisse em um mesmo ambiente cotonicultores, pesquisadores, tradings, instituições financeiras e empresas de insumos agrícolas, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), realizou no último sábado (15), o Dia do Algodão. A primeira edição do evento ocorreu na Fazenda Sete Povos, em Roda Velha, distrito de São Desidério e contou com a participação de cerca de 1400 pessoas.

Divididos em 5 grupos, os participantes da 1ª edição do Dia do Algodão conferiram quatro estações técnicas, com temas relacionados à tecnologia, prevenção de doenças e pesquisas do universo algodoeiro. Na 1ª estação, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, deu as boas-vindas aos presentes. “O objetivo do Dia do Algodão é trazer os produtores de algodão e integrá-los à cadeia do algodão. Hoje nós temos aqui compradores de pluma, compradores de caroço, instituições financeiras, fornecedores de insumos e também a presença de estudantes e visitantes em geral, o que agrega ainda mais ao evento”, destacou Júlio Busato.

Ainda na 1ª estação, Zirlene Dias Pinheiro, presidente da Fundação Bahia, deu ênfase na importância da pesquisa no aumento da produção de algodão no estado. “O fator de produção ainda continua sendo terra, capital e mão de obra. Só que, nas últimas décadas, houve uma mudança extrema de conectividade, inovação e tecnologia, tudo isso baseado na pesquisa”.

A 2ª estação, “Biotecnologia”, contou com 3 palestrantes: Marlo E. Friedrich, que apresentou o WideStrike® 3 da Corteva Agriscience; Samir Gomes da Costa Junior, da Bayer, levou informações sobre o Bollgard 3 RR Flex e Yuri Avancini e Ben Von Kanel, da Basf, mostraram a semente de algodão FiberMax com a tecnologia GLTP .

A 3ª estação, “Fitossanidade”, realizou duas palestras com os doutores Valdinei Sofiatti, da Embrapa Algodão, e Marcondes Ferraz, da Círculo Verde Consultoria Agronômica & Pesquisa, que trataram dos temas “Manejo e controle de tigueras e soqueiras do algodão x Bicudo-do-algodoeiro” e “Manejo e controle de Tigueras em áreas de rotação”, respectivamente.

A 4ª e última estação denominada de “Pesquisa” tratou do tema “Monitoramento e manejo de nematoides em grandes áreas”, palestra proferida pelo Dr. Fabiano Perina da Embrapa, e “Estimativa de produtividades e perdas por apodrecimento em cultivares no Oeste da Bahia”, ministrada pelo Dr. Murilo Barros Pedrosa da Fundação Bahia.

O Dia do Algodão contou com a presença do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira (MDB-RS). “A transformação que ocorreu aqui (Oeste da Bahia) tornou esse pedaço de chão uma referência mundial de algodão. Esse é o país que dá certo”, ressaltou o deputado.

Além das estações temáticas, os produtores assistiram palestras sobre a cotonicultura no auditório do Dia do Algodão. Um dos palestrantes, Rogério Boueri, subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, enalteceu a organização do evento. “Um evento maravilhoso com uma infraestrutura que reflete muito o que é o agribusiness brasileiro: mantém a raízes, mas se sofistica a cada dia”.

A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do País. De acordo com a Abapa, a safra 2018/19 de algodão terá um crescimento de 15% na produção em relação à safra passada, atingindo 331.028 mil hectares com uma produção de 1,5 milhão de toneladas (caroço e pluma) e produtividade de 300 arrobas por hectare.

Fonte: Matopiba Agro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!