UNIAGRO
Secretaria da Agricultura discute sustentabilidade em áreas de várzea do Tocantins
17/06/2019 09:28 em Notícia

Como parte das ações realizadas em apoio à produção agrícola na região sudoeste do estado e tendo como foco a sustentabilidade, o Governo do Tocantins, representado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, juntamente com o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, participaram esta semana de eventos nos municípios de Cristalândia, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. A região se destaca na produção de arroz, semente de soja, melancia, feijão e outros cultivares em áreas de várzeas.

Na manhã desta quinta-feira (13) César Halum e José Américo participaram em Lagoa da Confusão de Audiência Pública, promovida pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), sobre irrigação e uso da bacia hidrográfica do rio Formoso.

Destaque na produção irrigada em áreas de várzeas, segundo César Halum, a região que corresponde a 8% do território tocantinense, é responsável por 88% do arroz e 70% do feijão produzidos no Tocantins e ainda 67% das sementes de soja saem dessas áreas, abastecendo o Tocantins e outros sete estados brasileiros.

“Precisamos estabelecer o uso racional da água. O Estado investe em capacitação de seus técnicos que podem contribuir com a garantia da segurança hídrica das várzeas do Tocantins. Temos que encontrar uma solução para que a produção e preservação ambiental caminhem juntas”, enfatizou César Halum.

Ainda quinta-feira os representantes da Seagro foram à Cristalândia participar da apresentação e discussão do prognóstico do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Pium, previsto na Política Estadual de Recursos Hídricos. O evento é iniciativa da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf).

A Política Estadual de Recursos Hídricos tem como objetivo fundamentar e orientar a efetivação do gerenciamento de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Pium.

Os estudos do prognóstico visam projetar o futuro da bacia hidrográfica do rio Pium e tratam da segunda etapa dos estudos desenvolvidos para o plano. Neste momento foram  apresentados e discutidos os resultados obtidos visando entender as próximas etapas de estudo.

Reunião com produtores

Quarta-feira (12) os gestores da Seagro participaram de reunião da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), em Lagoa da Confusão. Na pauta foram discutidos assuntos gerais da produção das regiões de várzeas. Na oportunidade foram apresentadas considerações sobre irrigação e Balanço Hídrico na bacia hidrográfica do Rio Formoso. Também participaram da reunião o presidente da Aproest , Cleuber Marcos de Oliveira, o prefeito de Lagoa da Confusão, Nelson Moreira, e os produtores rurais Fausto Garcia e Wilson Grison.

Produção na região das várzeas

A região de várzeas do sudoeste do Tocantins compreende os municípios de Cristalândia, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium e Dueré, que se destacam na produção de arroz, melancia, soja e feijão.

Conforme dados da Conab, em 2019 o Tocantins continua em destaque, sendo o 3º produtor de arroz irrigado do Brasil, com produção estimada em mais de 593 mil toneladas, tendo ainda potencial para alcançar o segundo lugar no ranking brasileiro devido à possibilidade de ampliação das áreas de várzeas e a evolução das variedades que hoje são plantadas e desenvolvidas para as condições das várzeas tocantinenses.

Já a soja alcançou produção de aproximadamente 174 mil toneladas de grãos (Safra 2017/2018) cultivados numa área de 106 mil hectares, destacando-se ainda por abastecer a região do Matopiba e outros estados brasileiros.

Melancia

O Tocantins destaca-se também como produtor de melancia nessa região com 233 mil toneladas (Safra 2017/2018, dados IBGE) numa área de aproximadamente oito mil hectares.

Fonte: Matopiba Agro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!