Nesta terça-feira (4), o presidente da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), Adilson de Campos, juntamente com o sócio fundador da Associação, Lauro Luza, estiveram em Brasília, em reunião com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS) na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir e acertar com os técnicos do banco e dos ministérios da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os detalhes para o lançamento de uma nova linha de crédito para equalização das dívidas rurais.
Segundo Adilson, o lançamento da nova linha crédito acontecerá nos próximos dias, “a qual os tomadores de financiamento passarão a ser fornecedores de insumos agrícolas que os repassarão aos produtores rurais com taxa de 11% (TLP + 4,5%) ao ano, com prazo de pagamento de cinco anos e dois anos de carência”, disse Adilson. Ainda segundo ele, a nova linha, PRO- CDD Agro, “é uma linha de crédito especial que deverá ter uma grande procura por parte dos distribuidores de insumos, tradings e multinacionais fabricantes de insumos agrícolas, pois destinará cerca de R$ 5 bilhões imediatamente para equalização do endividamento agrícola”, explicou.
De acordo com informações levantadas, o lançamento desta linha de crédito deverá acontecer antes do Plano Safra, através de uma Medida Provisória (MP) editada pelo Governo Federal. “Estamos em contato permanentemente com o deputado Jerônimo Goergen – articulador dessas medidas junto ao Governo. Nos próximos dias reuniremos com nossos associados para detalhar a linha de crédito e discutir conjuntamente os passos a serem seguidos”, afirmou Adilson.
Fonte: Matopiba Agro