Ministros de países se reuniram esta semana para definir estratégias do grupo
O foco do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) no próximo ano será o cooperativismo, destacou nesta quarta-feira (29/5), o ministro de Agricultura do Chile, Antonio Walker, que assumiu a presidência pro tempore do grupo. Segundo nota do Ministério da Agricultura do Brasil, ele justificou que o setor agrícola dos países do CAS tem forte presença de pequenos produtores e da agricultura familiar.
A ministra Tereza Cristina participou da 37ª reunião do CAS em Santiago no Chile e enfatizou a importância de debater a produção sustentável dos países do bloco, formado por Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. "Além das agendas anteriores de sanidade, que são temas caros aos países, temos hoje uma pauta maior, que é a produção sustentável deste bloco da região sul."
O secretario de Agroindustria da Argentina, Luis Miguel Etchevehere, falou do potencial dos países do CAS para conquistar novos mercados. "Aqui, mais que em outros lugares, é onde podemos incrementar a produção de alimento", disse na nota. No segundo e último dia de encontro, os ministros apresentaram os principais eixos das políticas da região, com foco na competitividade do setor agropecuário regional, promovendo uma agricultura sustentável, a inserção nas cadeias agroalimentares regionais e o fortalecimento do desenvolvimento rural territorial.
O encontro, realizado no Palácio de La Moneda, também contou com a participação do ministro de Agricultura e Pecuária do Paraguai, do ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, e do coordenador Regional do IICA para a Região Sul.
Fonte: Revista Globo Rural