Ocorreu na manhã desta terça-feira (28), em Luís Eduardo Magalhães, cidade localizada no oeste baiano, a abertura da 15ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil.
Com a presença de autoridades, produtores e demais pessoas ligadas ao agronegócio, a Bahia Farm Show tem a expectativa de atingir nesta edição a cifra de R$ 2 bilhões e receber um público estimado em 70 mil pessoas. “Aqui temos uma das melhores feiras do País, momento único em que nós mostramos como são as nossas propriedades, quais são as máquinas e equipamentos, quais são os softwares que nós utilizamos e também o relacionamento que nós temos com o poder público municipal, estadual e federal”, disse durante a abertura o presidente da feira e também da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella.
Pare este ano o espaço coberto da feira foi ampliado, por conta disso, o número de empresas e marcas participantes cresceu 30%, o que eleva a expectativa em relação aos negócios que serão realizados até o dia 1º de junho, data de encerramento da Bahia Farm Show.
O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, enalteceu o papel do Oeste da Bahia no agronegócio nacional. “Temos aqui uma agricultura muito pujante, do mais alto nível, que compete com as maiores nações agrícolas do mundo, tudo isso se deve principalmente aos agricultores que vieram para cá e transformaram essa região da Bahia em uma das mais modernas e produtivas do Brasil”, destacou Sebastião, o primeiro presidente da Embrapa, em 15 edições, a participar da feira.
Júlio Cézar Busato, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), enalteceu o trabalho feito pelo Fundo de Desenvolvimento Sustentável da Bahia (Fundesis), trabalho desenvolvido pela Aiba juntamente com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com o objetivo de apoiar projetos sociais no Oeste da Bahia. “A Aiba encontrou uma forma eficiente de organizar os produtores e com isso fazer a sua função social na região onde eles vivem. Fornecemos os instrumentos para que as pessoas façam um trabalho comunitário”.
O prefeito da cidade anfitriã, Oziel Oliveira (PDT), que também era prefeito à época da primeira edição da Bahia Farm Show, relembrou como a feira começou. “Eu me lembro muito bem o dia que eu abri a feira, foi no meio da rua que começamos esse magnífico projeto. Vendemos, na época, R$ 500 milhões, foi notícia em todo o País”.
Durante a abertura o vice-presidente da Bahia Farm Show, Luiz Pradella, entregou ao vice-governador da Bahia, João Leão (PP), uma solicitação para a pavimentação do trecho que vai do Anel da Soja até Coaceral, região denominada de Rodoagro.
O governador Rui Costa (PT), que na ocasião foi representado pelo vice João Leão, chegará na sexta-feira para prestigiar o evento.
Assim como em anos anteriores, a Bahia Farm Show vai reverter 20% da bilheteria para o Hospital do Oeste, localizado em Barreiras.
Fonte: Matopiba Agro