Safras&Mercado afirma que das 58,9 milhões de sacas estimadas na temporada 2019/2020, cerca de 9,5 milhões já foram colhidas
A colheita do café no ciclo 2019/2020 atingiu 16% até a terça-feira, dia 21. De acordo com a consultoria Safras&Mercado, das 58,9 milhões de sacas estimadas nesta temporada, cerca de 9,5 milhões já foram colhidas.
A Safras indica que os trabalhos estão adiantados na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 11% da safra estava colhida neste período. A colheita também está avançada frente à média dos últimos cinco anos, de 15%. Na semana passada, a retirada dos grãos estava em 10%.
O consultor de mercado Gil Barabach explica que a colheita do café no Brasil tem ganhado mais ritmo, apesar das chuvas. No conilon, por exemplo, a chuva atrapalhou os trabalhos no Espírito Santo, mas deu uma trégua e beneficiou o andamento. Assim, já foram colhidos 30% da produção, estimada em 18,2 milhões de sacas. O percentual está bem acima de igual período do ano anterior, quando 19% da safra havia sido retirada. Na média dos últimos cinco anos, o avanço foi de 31%.
No caso do arábica, a colheita também está mais acelerada, avalia Barabach, mesmo com umidade elevada. Cerca de 10% da safra, projetada em 40,7 milhões de sacas, já foi colhida. O ritmo dos trabalhos está ligeiramente acima de igual período do ano passado e da média dos últimos cinco anos, quando 9% havia sido retirado.
Fonte: Canal Rural