UNIAGRO
Solo úmido segura plantio nos EUA; no Brasil previsão indica chuva
Notícia
Publicado em 25/04/2019

Região produtora de grãos americana deve receber chuvas volumosas nos próximos dias

As chuvas recentes no cinturão de produção dos Estados Unidos estão dificultando os trabalhos de plantio da safra 2019/2020 no país e a previsão indica que o clima deve continuar complicando a entrada das plantadeiras em campo. Estão previstas chuvas entre este domingo (28/4) e a próxima quinta-feira (2/5). Até agora, em Estados como Iowa, Illinois e Minnesota, importantes produtores de grãos, a área cultivada está abaixo da média.

A chegada de uma massa de ar polar, vinda do Canadá, deverá causar precipitações constantes em toda a região de plantio de milho e soja. Em Minnesota, as chuvas deverão ser mais intensas, chegando a 70 milímetros nos próximos dias. O Estado menos afetado deverá ser Nebraska, com menos chuvas. As temperaturas também devem cair um pouco, embora não haja previsão de neve.

Depois de um inverno especialmente frio e com bastante neve, o Meio-Oeste americano ainda sofre com o degelo e o solo úmido. As temperaturas estão um pouco abaixo da média prevista para o período. A umidade e as quedas nos termômetros são consequência do vórtice polar, um sistema de ar frio de baixa pressão que se forma nos polos do planeta e pode chegar com mais força a países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos, a partir do Ártico.

Safrinha do milho

Enquanto isso, no Brasil, a safra de verão do milho deve continuar a movimentar o campo. Mais de 66% dos grãos já foram colhidos no Paraná, com expectativa de 200 sacas por hectare. A colheita não parou com as chuvas de verão. A partir de domingo (28/4), deve chover novamente em todo o Estado. O motivo é a chegada de uma frente fria da Argentina.

As chuvas podem atingir de 70 milímetros a 100 milímetros entre os dias 28 de abril e 2 de maio. Até lá, o clima deve permanecer ensolarado. “As precipitações podem atrapalhar, em alguma medida, a colheita no Paraná, embora apenas por alguns dias”, diz Patricia Madeira, meteorologista do Climatempo.

Em Santa Catarina, as chuvas também devem ocorrer entre este domingo (dia 28) e a próxima quinta-feira (dia 2 de maio), com um pouco mais de intensidade do que no Paraná. Em nenhum dos Estados do sul há previsão de geadas ou quedas bruscas de temperatura.

No Sul do Mato Grosso do Sul, deve haver uma chuva mais constante no início da próxima semana, por volta do dia 1 e 2 de maio. Já em Mato Grosso, as precipitações devem ser mais esparsas e rápidas.

Fonte: Revista Globo Rural

Comentários
Comentário enviado com sucesso!