Após dez anos de pesquisa, a empresa disponibiliza tecnologia eficiente no controle do principal problema da goiabeira
Maior desafio para a cultura da goiaba, o nematoide-das-galhas (Meloidogyne enterolobii), poderá ser controlado com uma ferramenta eficaz. Após quase dez anos de pesquisa, a Embrapa está lançando uma nova variedade de porta-enxerto resistente ao patógeno. A cultivar BRS Guaraçá, uma planta híbrida, com características de goiabeira e de araçazeiro, será lançada nesta quarta-feira (24/4), na solenidade comemorativa pelos 46 anos da Embrapa.
O nematoide-das-galhas é um patógeno de solo, que invade as raízes da goiabeira, destruindo a planta por dentro até provocar a sua morte. Por isso, até o momento, as estratégias de controle adotadas têm obtido resultados limitantes ou ineficientes. O nematoide está presente em 19 estados brasileiros. No Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia), um dos principais polos de produção de frutas do país, sua presença destrutiva em pomares de goiabeira foi identificada em 2001, dizimando mais da metade da área cultivada na região.
Nas avaliações realizadas pela Embrapa do enxerto da BRS Guaraçá com as principais variedades comerciais de goiabeira “Paluma” e “Pedro Sato”, não foram observadas exsudações, rachaduras no caule das plantas enxertadas ou diferenças de diâmetro no local da enxertia, indicando a sua compatibilidade. As cultivares enxertadas apresentaram produção em torno de 40 toneladas de frutas por hectare, em colheitas realizadas 30 meses após o transplantio, com altura das plantas superior a 2 metros.
Fonte: Revista Globo Rural