UNIAGRO
Tecnologia em nutrição vegetal garante alta produtividade da soja brasileira
23/04/2019 09:49 em Notícia

Trio de produtos previne contra pragas, bioestimula a lavoura e enriquece os grãos

Segundo maior produtor mundial e o maior exportador de soja do mundo, o Brasil precisa investir em tecnologia para manter-se competitivo no mercado internacional. Atualmente o principal estímulo vem da China, maior comprador de soja em grãos do país que, só no primeiro trimestre deste ano, importou um total de 12,9 milhões de toneladas - 25% mais que no mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Ciente da necessidade do produtor brasileiro, que está sempre em busca de produtos que propiciem economia nos gastos e aumento da produtividade, a Satis, empresa de capital nacional com foco na nutrição vegetal, desenvolveu um trio de formulações inovadoras de alta performance para o cultivo de soja, que oferecem benefícios como uma maior tolerância à doenças e amplificação do desenvolvimento radicular e foliar da lavoura.

"Hoje é imprescindível o uso de um ou mais agroquímicos na produção de soja. O importante é que o agricultor tenha critérios para utilizar a dose correta no momento certo, respeitando toda a condição ambiental e humana do campo", afirma o engenheiro agrônomo Aedyl Nacib Lauar, mais conhecido por Kid.

O primeiro produto, Fulland, age diretamente na defesa da planta por meio de nutrientes que estimulam a produção de substâncias de autodefesa, promovendo inclusive sua rápida recuperação. "É um fertilizante que auxilia o manejo de vários patógenos, sejam fungos ou bactérias. Ele atua no fortalecimento fisiológico da lavoura e reforça a ação dos produtos  utilizados para esses fins", explica o gerente técnico da Satis.

Fonte de fósforo enriquecido com extrato de algas, o Sturdy oferece às plantas mais energia e melhor desempenho, especialmente sob condições adversas, nas quais a demanda energética é maior. "Enriquecido com bioestimulante, esse nutriente vegetal serve para que a soja tenha mais ramificações, nós e entrenós produtivos. Isso garante um número maior de vagens por planta e, automaticamente, uma maior produtividade".

Desenvolvido para sanar a deficiência em boro, um problema comum ao solo brasileiro, o Humicbor estimula o desenvolvimento do sistema radicular das plantas e atua diretamente no processo reprodutivo, resultando na formação de vagens e grãos perfeitos. "Ao repor esse elemento na lavoura, aumentamos também o transporte de carboidratos e nutrientes para o enchimento dos grãos, melhorando seu peso e qualidade", avalia Kid.

Sem concorrentes diretos no Brasil, as três formulações da Satis garantem um menor gasto energético para as plantas, permitindo que a soja mantenha a expressão genética ao mesmo tempo em que seu potencial produtivo é explorado ao máximo.

"A vantagem para o produtor é que ele consegue, com esses três nutrientes vegetais, atuar nos manejos nutricional, fisiológico e fitossanitário, atingindo altas produtividades com baixo custo. Tudo sem abrir mão da qualidade da soja e de sua responsabilidade ambiental", constata o engenheiro agrônomo.

Fonte: Revista Globo Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!