O Brasil exportou cerca de 3 milhões de toneladas de soja na primeira semana de abril, um volume mais expressivo do que o visto no mesmo mês do ano passado, segundo dados do governo publicados nesta segunda-feira.
Maior exportador mundial da oleaginosa, o Brasil embarcou na semana passada uma média de 604,6 mil toneladas do produto por dia, aumento de 24,4 por cento ante a exportação diária de abril de 2018, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Se ritmo apontado pela Secex se mantiver, o Brasil poderia exportar 12,7 milhões de toneladas, o que seria um novo recorde mensal, superando os 12,35 milhões de toneladas de maio de 2018.
Contudo, a programação de navios da agência Williams aponta para embarques de 4,8 milhões de toneladas entre esta segunda-feira e o final do mês.
Com o total já embarcado na semana passada, segundo a Secex, as exportações ficariam em pouco menos de 8 milhões de toneladas, com operadores citando um ritmo mais lento de negócios com soja, o que até estaria abrindo oportunidades para embarques de milho mais volumosos.
Fonte: Notícias Agrícolas