Em comunicado, secretaria de Produção Rural do Estado diz que 3 Corações planeja aumentar as compras da cafeicultura local
O governo do Amazonas planeja incentivar a cafeicultura no Estado, para fazer a colheita saltar de 7 mil para 360 mil sacas anuais até o ano de 2022. Em nota, a Secretaria de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) informa que pretende firmar parcerias com instituições financeiras e de pesquisa para “sensibilizar” mais produtores e municípios amazonenses a produzir café.
No comunicado, o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Junior, diz que o trabalho envolve a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação de Agricultura e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. A intenção é incentivar o cultivo do café conilon, mas adaptado às condições climáticas e florestais da Amazônia.
“Vamos trabalhar a capacitação, tanto dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), como também dos produtores rurais”, garante o secretário, de acordo com o divulgado pela pasta.
Ainda conforme a Secretaria, Petrucio Magalhães Junior anunciou o plano de expansão ao visitar uma unidade industrial da 3 Corações. A nota divulgada pela pasta informa também que a empresa deverá comprar a matéria-prima dos cafeicultores locais, como forma de fomentar a produção regional.
“Existe uma grande expectativa nossa de a médio e longo prazo estarmos comprando toda a linha de café robusta, tipo Conilon, aqui do estado do Amazonas. Isso também vai fazer com que a gente ajude a fomentar a produção local e a prospectar não só a produção, mas também a comercialização”, diz Joseliton Lopes, gerente da empresa, de acordo com a publicação da Secretaria de Produção Rural.
Globo Rural entrou em contato com a 3 Corações para mais informações sobre essa iniciativa, mas, até este momento, não obteve retorno.
O Brasil é o maior produtor e exportador e segundo maior consumidor mundial de café. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima para este ano uma colheita de até 54,483 milhões de sacas de 60 quilos no país. Na região norte, a produção é concentrada no Estado de Rondônia, que deve colher até 2,122 milhões de sacas.
No Amazonas, a produção de café está, principalmente, no sul do Estado, especificamente no município de Apuí.
Fonte: Revista Globo Rural