De acordo com a consultoria Safras e Mercado, apesar da alta, o volume ainda está abaixo quando comparado ao mesmo período do ano passado e a média de 5 anos
A comercialização da safra de café do Brasil 2018/2019, chegou a 59% até o dia último dia 19 de novembro. O dado faz parte de levantamento da consultoria Safras & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em oito pontos percentuais.
Segundo o relatório, as vendas estão ligeiramente atrasadas em relação ao ano passado, quando 60% da safra 2017/2018 estava comercializada até então. A comercialização está também levemente abaixo da média dos últimos 5 anos, que é dos mesmos 60% para esta época.
Com isso, já foram comercializadas 35,79 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa da consultoria, de uma safra 2018/2019 de café brasileira de 60,5 milhões de sacas.
Segundo o consultor Gil Barabach, as vendas por parte dos produtores ganharam intensidade ao longo do último mês de outubro no Brasil. “A recuperação das cotações acabou trazendo mais produtores ao mercado”, afirma.
Barabach observa ainda que as vendas de arábica ganharam mais ritmo, com o produtor comprometendo 56% da safra. Mesmo com o bom avanço, o percentual comercializado continua abaixo de igual época do ano passado (57%) e também aquém da média para o período (58%).
Já a comercialização do grão conilon está em 69% da safra, um fluxo mais acelerado em relação a igual período do ano passado quando o volume estava em 68% e também na comparação com a média de 5 anos que é de 65%.
Fonte: Canal Rural