Volumes serão maiores que a média, mas ficarão abaixo dos da safra passada, que teve a ajuda de um La Niña
Voltou a chover forte no interior do Brasil. Em Canarana (MT), os volumes passaram dos 100 milímetros em menos de duas horas. A tendência é que essa chuva se espalhe também pelo interior do Nordeste, e novembro seja um mês mais generoso em relação à quantidade de chuva.
“Não chega a ser como foi na safra passada, na qual estávamos sob a influência de um La Niña que colaborou com a safra do Nordeste, mas vamos ter um mês mais chuvoso”, explica Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
Durante a quarta-feira, dia 7, a chuva mais intensa atinge áreas de Mato Grosso, sul do Piauí e oeste da Bahia, ainda com volumes bem elevados. A chuva fraca do litoral leste continua, e o tempo fica entre a região central da Bahia e o Ceará.
Nas áreas onde a chuva é volumosa as temperaturas ficam mais baixas, por causa da chuva frequente e da grande quantidade de nuvens.
Na quinta-feira, dia 8, a chuva perde intensidade no interior do Nordeste, mas ainda tem muita nebulosidade e condição para chover ao longo do dia. As temperaturas sobem um pouco mais que no dia anterior, mas o calor não chega a ser extremo.
O tempo segue firme entre o norte da Bahia e o norte do Piauí. Durante os próximos dias, a chuva fica pouco concentrada na faixa leste e mais concentrada na faixa oeste do Nordeste, favorecendo os produtores rurais que estão começando a instalar a lavoura.
Fonte: Canal Rural