UNIAGRO
Plantio da soja atinge 60% da área, diz AgRural
07/11/2018 09:27 em Notícia

Mato Grosso segue na liderança, com 90% da safra plantada. No Paraná e em Santa Catarina, as chuvas seguem dificultando o trabalho das máquinas

O plantio da safra 2018/2019 de soja teve mais uma semana de bom avanço no Brasil, apesar do excesso de chuva ainda registrado em alguns estados. O levantamento da consultoria AgRural revelou que até a quinta-feira, dia 1º, o país já havia semeado 60% dos 35,8 milhões de hectares que devem ser cultivados nesta temporada. O número representa avanço de 14 pontos em uma semana e é recorde para esta época do ano, mantendo boa vantagem sobre os 43% de um ano atrás e também sobre os 41% da média de cinco anos.

Com 90% da área de Mato Grosso já plantada, ante 61% no ano passado e 57% na média de cinco anos, o estado segue na liderança. As chuvas têm conseguido garantir umidade na maior parte das regiões produtoras. Em Sorriso, no médio-norte, a expectativa é de que a colheita comece na segunda quinzena de dezembro.

Em Mato Grosso do Sul, os produtores aproveitaram a boa umidade do solo e a trégua nas chuvas para acelerar o plantio, que chegou a 81%, mantendo-se acima dos 78% do ano passado. Mesmo assim, no sul do estado há relatos de casos pontuais de áreas que devem ser replantadas devido ao excesso de chuva em outubro.

Em Goiás, os trabalhos seguem acelerados e 80% da área já está plantada, num cenário muito diferente da lentidão observada há um ano, quando apenas 33% da área estava semeada devido à irregularidade das chuvas.

Chuva no Sul

Já no Paraná e em Santa Catarina, as chuvas seguem dificultando o avanço das máquinas. No estado, 69% da área está semeada, contra 74% há um ano e 66% na média de cinco anos.

Em Santa Catarina, 24% da área está plantada, contra 38% há um ano. Embora não haja perda de potencial produtivo, o desenvolvimento inicial das lavouras está mais lento do que o esperado em algumas áreas do oeste paranaense devido aos poucos dias de sol registrados em outubro.

No Rio Grande do Sul, mesmo com chuva, o plantio avançou bem, chegando na quinta-feira a 24% da área total – o dobro do índice registrado um ano atrás.

No restante do país, o plantio chegou a 81% em São Paulo, 54% em Minas Gerais, 50% em Rondônia, 15% no Maranhão, 14% na Bahia, 9% no Piauí e no Pará e 8% no Tocantins. No Matopiba, a semana de tempo mais seco fez o produtor reduzir o ritmo dos trabalhos.

Área e produção

A área plantada com a oleaginosa estimada pela AgRural é de 35,8 milhões de hectares, com aumento anual de 1,9%. A produção, baseada por ora em linha de tendência de produtividade, é calculada em 120,3 milhões de toneladas, ante 119,3 milhões no ciclo 2017/2018.

Fonte: Canal Rural

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!