UNIAGRO
Temporal destrói plantações de fumo no Rio Grande do Sul
05/11/2018 09:23 em Notícia

Levantamento da associação de fumicultores aponta que mais de dois mil produtores registram estragos causados por vento, chuva e granizo

O temporal que atingiu Venâncio Aires (RS) nesta terça, dia 30, virou de cabeça para baixo a vida e os planos do produtor de fumo Hélio Sehn. A chuva levou embora parte da lavoura e as chances de colheita.

“Estávamos dentro de casa, indo deitar, quando começou. Ficamos desesperados, mas fazer o que em uma hora dessas? Destruiu tudo”, conta o agricultor.

No estado, pelo menos 2,4 mil produtores de sete municípios foram prejudicados. Considerando os três estados do Sul, produtores da cultura, são mais de oito mil fumicultores contando os estragos deixados por vento, chuva e granizo.

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) está fazendo um levantamento a campo para indenizar aqueles que possuem seguro. “Em média, eles recebem de 60% a 70% do valor pelo qual comercializariam o tabaco nesta safra”, explica o gerente técnico da entidade, Paulo Ogliari. Segundo ele, isso é suficiente para cobrir os custos e sobrar um pouco de dinheiro.

Ogliari destaca que o produtor precisa aguardar a associação acabar a análise. “Assim que terminar, ele poderá cortar esses talos de fumo ou arar a terra para aproveitar o adubo”, diz.

Sehn já decidiu que vai plantar milho no lugar. Por sorte, ele também tem a piscicultura mantendo a renda enquanto aguarda a restituição do seguro. “Levantar a cabeça para pensar. Tocar outro serviço para frente”, finaliza.

Fonte: Canal Rural

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!