O país colherá 225,8 milhões de toneladas de grãos, o que significa 1,0 milhão de toneladas a menos do que estimado em julho
As perdas na produção de milho de segunda safra puxaram para baixo a previsão para a safra agrícola brasileira de 2018. O país colherá 225,8 milhões de toneladas de grãos, o que significa 1,0 milhão de toneladas a menos do que estimado em julho, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de agosto divulgado nesta terça-feira, dia 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A produção de milho de segunda safra será 1,793 milhão de toneladas menor que o previsto em julho, uma queda de 3,2%. Segundo Carlos Alfredo Guedes, gerente na Coordenação Agropecuária do IBGE, a falta de chuvas levou a revisões na produção do milho de segunda safra no Nordeste e em Mato Grosso do Sul.
“Mas soja aumentou um pouco, trigo aumentou um pouco, senão a queda (na safra agrícola como um todo) teria sido maior ainda”, apontou Guedes.
A produção de soja cresceu 0,3% em relação à estimativa de julho, 362.273 toneladas a mais, enquanto a de arroz aumentou 2,2%, mais 250.040 toneladas. A expectativa para a safra de trigo saltou 8,2%, 445.435 toneladas maior que o estimado em julho.
Fonte: Canal Rural