Dado foi divulgado pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul em relatório nesta segunda-feira (23/7)
Os custos de produção no Estado gaúcho subiram 3,97% em junho, segundo a Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). "O destaque segue sendo o valor gasto com fertilizantes, que refletiu o aumento de 4% da taxa de câmbio em relação ao mês anterior", disse a entidade em relatório divulgado nesta segunda-feira (23/7).
O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) também registra alta de 7,12% no acumulado do ano e 9,16% em 12 meses. "Em ambos os casos, o resultado também é consequência da taxa de câmbio que afeta os valores dos fertilizantes junto com o preço do diesel", destacou a Farsul.
Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR) registrou queda de 3,29% em relação ao mês anterior, influenciada pela soja, cujos preços recuaram 6% em junho. No acumulado dos seis meses o IIPR segue com alta de 11,64%. Em 12 meses, avança 16,74%. "Na comparação com o IPCA, apesar de ambos aumentarem, o IICP apresenta elevação maior, 9,16% contra 4,39%. Já em relação aos preços, novamente fica demonstrado não existir uma relação direta entre o preço no campo e nas prateleiras em curto prazo. Enquanto o IIPR está em trajetória de alta desde março, o IPCA Alimentos registrou aumento no último mês após período de alguns meses de queda."
Fonte: Globo Rural