UNIAGRO
Bloqueio atmosférico mantém as chuvas presas no Sul
26/06/2018 08:43 em Notícia

Frente fria traz risco de tempestades para Santa Catarina e Paraná

A semana começa sob os efeitos de um bloqueio atmosférico que vai manter a frente fria presa no Sul do país. Para esta terça-feira, dia 26, há previsão até de temporais entre Santa Catarina e o Paraná. A chuva prosseguirá sobre o sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acumulando pelo menos 50 milímetros em municípios dos três estados.

Embora a chuva alcance áreas de colheita de milho do Paraná, a precipitação não será persistente a ponto de paralisar por muito tempo e trazer danos às lavouras. Tanto que, na próxima semana, a precipitação retrocede ao Uruguai, Argentina e ao sul do Rio Grande do Sul.

Na maior parte do Brasil, o tempo permanecerá seco e favorável às atividades de colheita. No leste do Nordeste, vai chover pelo menos 30 milímetros na região de cacau do sul da Bahia e 15 milímetros na zona da mata do Nordeste.

Nos primeiros 10 dias de julho, a chuva se intensifica sobre o Nordeste, com acumulado de mais de 100 milímetros desde a Mata Norte de Pernambuco até a Paraíba.

A temperatura diminui na  madrugada desta terça-feira, com mínima entre 3°C e 5°C e geada fraca na Campanha Gaúcha e na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no entanto, espera-se elevação da temperatura na região Sul e manutenção do calor fora de época na maior parte do Brasil. “O bloqueio atmosférico também não deixa o ar frio avançar pelo Sul”, explica Desirée Brandt, meteorologista da Somar.

Na maior parte do Brasil, o tempo encontra-se seco, favorecendo as atividades de colheita de perenes. Nesta semana, também começa a colheita do algodão no Centro-Oeste, com condições favoráveis com tempo seco e temperatura elevada.

A umidade do solo diminuiu, mas permanece acima dos 60% no Paraná. Também registramos valores de pelo menos 60% no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a umidade está acima dos 90%.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!