São José dos Ausentes, na Serra, teve mínima de -0,2°C e menor sensação térmica do país, de -8,2°C. Cruz Alta, no Noroeste, mínima também foi de -0,2°C, com sensação térmica de -0,9°C.
O amanhecer desta sexta-feira (8) foi gelado em todo o Rio Grande do Sul. Dois municípios registraram temperaturas negativas no estado, conforme as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): Cruz Alta, no Noroeste, e São José dos Ausentes, na Serra, ambas com mínima de -0,2°C. O município serrano teve, inclusive, a menor sensação térmica de todo o país, de apenas -8,2°C, segundo a Somar Meteorologia.
Alguns municípios do estado também registraram a formação de geada, que é uma camada de cristais de gelo sobre alguma superfície, devido às baixas temperaturas. Além dos municípios com temperaturas negativas, Cambará do Sul e Bom Jesus, na Serra, Lagoa Vermelha e Passo Fundo, no Norte, Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, Santa Maria, na Região Central, Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Bagé, na Campanha, e Pelotas, no Sul, tiveram ocorrências do fenômeno.
A temperatura ficou próxima de 0°C em cidades gaúchas espalhadas por diversas regiões do estado. Em Passo Fundo, no Norte, a mínima foi de 0,6°C, mesma temperatura registrada em Santa Rosa, no Noroeste.
Alegrete, na Fronteira Oeste, teve mínima de 1,3°C, enquanto São Gabriel, na Região Central do Rio Grande do Sul, registrou 1,8ºC durante a madrugada desta sexta.
Na serra gaúcha, cidades como Vacaria (0,9°C), Bento Gonçalves (1,4°C), Cambará do Sul (1,6°C) e Canela (2,1°C) também tiveram temperaturas próximas de 0°C.
Em Porto Alegre, a mínima foi de 6,9°C nesta manhã, com vento e predomínio de nuvens encobrindo o sol. A máxima prevista para capital nesta sexta é de 17°C.
O frio começa a perder intensidade no sábado (9), quando a manhã e a tarde devem ser de sol e tempo seco em todo o Rio Grande do Sul. Contudo, na madrugada de domingo (10), um temporal deve atingir todo o estado, de acordo com a Somar Meteorologia.
A mudança brusca no tempo, que deve ser de chuva e temperaturas amenas no domingo, ocorre devido à formação de nuvens carregadas, que fazem uma espécie de coberta sobre o estado. Com isso, o solo não perde tanta energia e a temperatura tende a se manter estável, apesar do mau tempo.
A semana que vem inicia com risco de alagamentos e transbordo de rios e lagos pelo estado, devido ao grande volume de chuva que está previsto. O temporal deve deixar o Rio Grande do Sul apenas na terça-feira (12).
Fonte:G1