UNIAGRO
Agrônomo de 104 anos prevê robotização da agricultura
Notícia
Publicado em 04/05/2018

Vejo o futuro da agricultura na robotização. As máquinas vão fazer o trabalho e o produtor, diante de uma tela em sua casa ou no escritório vai saber tudo que está acontecendo no campo.” A frase não é nova, mas surpreende por sua autoria. Ela é do engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, de quase 104 anos, que visitou a Agrishow nesta quarta-feira (2 de maio). Ele acompanha a feira de Ribeirão desde a fundação em 1994, quando fez um dos discursos na abertura.

 “Vim a Agrishow neste ano rever os amigos e ver algumas tecnologias que podem ser aplicáveis na minha fazenda de cana de 300 hectares”, diz o premiado agrônomo, formado na primeira turma da Esalq/USP e fundador da empresa de fertilizantes Manah.

Ele elenca dois fatores que levaram a agricultura brasileira a dar um salto de qualidade e produtividade nos últimos anos. O primeiro é o fator humano, especialmente os gaúchos que migraram para vários Estados, onde encontraram terras baratas, e levaram sua expertise para produzir alimentos. O segundo é a ciência. “Os cientistas criaram variedades de soja e outras sementes adequadas às novas fronteiras, além de novos insumos, máquinas maiores e com mais tecnologia.”

Um dos estandes visitados por Fernando desta vez foi o da Trimble, empresa multinacional que oferece soluções tecnológicas e participa da feira há quatro anos. Nos últimos anos, o estande serviu apenas como showroom dos produtos. Neste ano, a empresa trouxe um parceiro que distribui seus produtos.

A Trimble fornece piloto automático, equipamentos de controle de seção na pulverização e outras soluções para equipar de fábrica máquinas de diversas empresas, como CNH (inclui Case e New Holland), Jacto, Khun e Jan. Além disso, vende a solução direto para o cliente.

“Antes, tínhamos que explicar para o cliente o que era piloto automático. Hoje, ele já chega no estande perguntando o que temos de solução para reduzir custos e aumentar a produtividade da sua lavoura”, diz José Bueno, gerente regional da marca para a América Latina. As vedetes do estande são WeedSeeker, que detecta e pulveriza plantas daninhas, e o monitor GFX, uma tela android que conecta os veículos com o escritório.

A Trimble acaba de adquirir uma nova empresa alemã, a Muller Elektronic, especialista em soluções que padronizam a comunicação entre as máquinas (Isobus), permitindo a operação independentemente da marca do equipamento.

Fonte: Canal RUral

Comentários
Comentário enviado com sucesso!