Estimativa da associação de produtores é que mais da metade das lavouras do estado ficaram alagadas em algum momento durante a safra. Em alguns casos, agricultores tiveram perda total.
A produção de arroz no Tocantins em 2018 deve ser 30% menor com relação à safra de 2017. Os produtores sofrem com o excesso de chuvas que atinge a região sudoeste do estado desde o começo do ano. A colheita está atrasada na maior parte das propriedades e em alguns casos os agricultores tiveram perda total da produção.
A Associação de Produtores de Arroz do Tocantins estima que mais da metade das lavouras ficaram alagadas em algum momento durante a safra. As plantações mais prejudicadas são as que ficaram inundadas antes da fecundação do grão.
"Estes produtores que estiveram com a lavoura em inundação na parte da flor perderam 100% da produção. Quando o arroz está em flor é a época da fecundação. Se estiver em baixo d'água, não existe a fecundação e daí não existe a formação do grão. Dá um cacho branco, sem o produto dentro", explica o presidente da associação, Enio Becker.
Fonte: G1