As cargas agrícolas são responsáveis por aproximadamente 12% do transporte ferroviário nacional e este porcentual deve crescer ainda mais com a renovação antecipada de cinco concessões
O escoamento de grãos por ferrovias deve aumentar já no próximo ano com a renovação antecipada de cinco concessões previstas pelo governo federal. A estimativa é do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.
De acordo com ele, atualmente, as cargas agrícolas são responsáveis por aproximadamente 12% do transporte ferroviário nacional e este porcentual deve crescer ainda mais com as prorrogações. Outro fator responsável pela alta prevista é a crescente produção de grãos do Brasil.
Segundo a entidade, as cinco concessões envolvem mais de 13 mil quilômetros de estradas de ferro e devem receber até R$ 25 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos. A primeira delas é a malha paulista, operada pela Rumo Logística, já em processo de audiência pública. O trajeto interliga São Paulo e Minas Gerais, por meio de uma linha férrea com 1.989 quilômetros atualmente.
Depois será a vez da ferrovia da MRS Logística, com 1.674 quilômetros de extensão e que conecta Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na sequência, virão a estrada de ferro Vitória-Minas (com 905 quilômetros, que atende o Espírito Santo e Minas Gerais) e a estrada de ferro Carajás (com 892 quilômetros, que liga o Pará ao Maranhão), ambas operadas pela VLI Logística por meio de concessão da Vale.
Por fim, é apontada a ferrovia Centro-Atlântica (com 8.066 quilômetros que passam por Brasília e os estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo), também sob gestão da VLI.
Fonte: Canal Rural