UNIAGRO
Chama crioula chega e abre Semana Farroupilha
Notícia
Publicado em 12/09/2017

A Chama Crioula chegou ao acampamento da Semana Farroupilha em Balneário Arroio do Silva neste domingo, marcando a abertura oficial da semana tradicionalista. A cavalgada, que trouxe a Chama da cidade de Mostardas (RS), chegou ao município e passou pelas principais ruas da cidade.

No acampamento, localizado na Avenida Barriga Verde, a cavalgada foi recepcionada pelo público e autoridades locais, onde foi realizado o ato de hasteamento das bandeiras. Neste ano o hino nacional ficou por conta dos integrantes da Associação Coral de Balneário Arroio do Silva que abrilhantaram o evento.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, agradeceu a todos pelo empenho e organização da Semana Farroupilha. “Quero agradecer também a todos que trouxeram a Chama Crioula de Mostarda até nosso município. Para mim é um orgulho muito grande poder fazer parte desta história e deste evento que engrandece o Arroio do Silva”, destacou ao declarar aberta a Semana Farroupilha.

Na sequência foi realizada a bênção campeira realizada pelo ministro da palavra, Luciano Paes. Com a presença de um grande público foi realizada também a entrega de troféus e certificados aos tradicionalistas que participaram da cavalgada que trouxe a Chama.

A Semana Farroupilha é uma realização da prefeitura e segue com uma programação extensa até dia 20 de setembro. Todos os dias haverá mateada, almoço festivo, apresentações artísticas e bailes. Toda a programação é gratuita e voltada ao tradicionalismo gaúcho, tendo como objetivo resgatar os costumes e unir os que mantem e valorizam a tradição.
 
Alinor Pires é o homenageado na 15ª edição
 
Como é de costume, o evento foi marcado também por uma homenagem. Neste ano, o homenageado foi o patrão do acampamento, o tradicionalista Alinor Pires. Seu Pires, como é conhecido carinhosamente pela comunidade, é natural de Canoinhas, Norte de Santa Catarina, e nasceu em 1947. Aos 18 anos ele entrou para a Polícia Militar de SC e, nesta mesma época, casou-se com Leônida. Deste casamento teve três filhos: José Amauri, Alinor e Sandra Mara. Depois de um longo trajeto por SC, em 1992 seu Pires e a família veio morar em Arroio do Silva, onde trabalhou como motorista na Administração Municipal e, aos poucos, foi construindo a sua história na cidade.

Em Arroio do Silva tornou-se um dos incentivadores da Semana Farroupilha e, por fazer história, foi um dos homenageados nesta 15ª edição do evento tradicionalista.

 “Fiquei surpreso com a homenagem e muito feliz”, frisou seu Pires. A homenagem foi planejada pela Administração Municipal, através da secretaria de turismo e toda organização do evento, em forma de reconhecimento pelos serviços prestados e pela história que seu Pires vem construindo a cada edição da Semana Farroupilha.

      

Fonte: Engeplus 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!