O modelo da Massey Ferguson conta com um sistema híbrido e foi apresentado na Expointer, em Esteio (RS)
Um dos lançamentos da gigante de maquinário agrícola Massey Ferguson durante a Expointer deste ano é a colheitadeira MF 4690, ideal para agricultura familiar. O modelo conta com sistema híbrido, em substituição aos modelos convencionais da categoria, que contavam apenas com um cilindro, batedor e saca palha. O novo modelo substitui o saca palha por um duplo rotor – responsável por fazer a separação do grão, aumentando a produtividade por hectare.
De acordo com o especialista em colheitadeiras da empresa Valter Grando, a MF 4690 foi desenvolvida para atender uma demanda do mercado, que exige cada vez mais tecnologia e produtividade em máquinas pequenas. Por isso, optou-se por colocar uma máquina híbrida no lugar da anterior. “Para trazer competitividade para o pequeno produtor, a empresa apostou nessa máquina que tem todo a tecnologia de uma máquina de 25 pés de plataforma, tendo apenas 18”, conta Grando.
Douglas Vincensi, gerente de marketing de produtos colheitadeiras da AGCO, detentora da marca Massey Ferguson, afirma que testes de campo comprovaram que a MF 4690, em condições ideais de campo e em comparação ao modelo anterior, colhe 30% mais sacas por hora, contribuindo para uma maior produtividade, eficiência e economia nas lavouras.
A tecnologia que antes era voltada para grandes máquinas e produções agora está acessível ao pequeno produtor. O equipamento é mais barato já que não possui sistema de piloto automático e telemetria, mas ainda assim, sua capacidade de processamento é comparável a de máquinas de linhas superiores.
Tecnologia nas fábricas
Quem visita o stand da Massey também confere o Google Glass, tecnologia pioneira que está sendo utilizada no processo industrial da marca para inspeção de qualidade na área de manufatura.
“O nosso objetivo é otimizar o que a gente tem de recurso. Reduzir o tempo nas inspeções e montagem. Aqui em Canoas (RS), estamos com inspeção no monobloco. Depois, a ideia é levar essa tecnologia para outras linhas de produção”, explica o coordenador de tecnologia da empresa Dener Jaime.
Fonte: Canal Rural