Travessia demorou dois anos e percorreu 10 países. Cavaleiro estará presente na Festa do Peão de Barretos, que começa dia 17, para contar a sua experiência
O jornalista brasileiro Filipe Masetti Leite realizou um sonho nada fácil de cumprir. E não foi em sua área de atuação. Ele viajou do Canadá até Barretos, no interior de São Paulo a cavalo. Ao todo foram percorridos 16 mil quilômetros, passando por 10 países e ao final 40 mil pessoas o aguardavam dentro de uma arena em Barretos para festejar. O resultado disso pode ser visto no livro "Cavaleiro das Américas", que será lançado durante a Festa do Peão de Barretos, que começa no dia 17 de agosto.
Morador de Toronto no Canadá, ele conta que desde criança tinha o sonho de fazer uma grande aventura a cavalo, inspirada principalmente pelas histórias contadas por seu pai sobre um antigo cavaleiro que foi da Argentina até Nova Iorque no lombo de cavalo crioulo. Leite sempre achou que o caso era fictício, até que anos mais tarde, ao pesquisar sobre o feito, descobrir que tudo era real. O homem por trás da lenda era o professor suíço Aime Tschiffely, que realizou essa jornada na década de 1920.
Naquele momento o jornalista não teve dúvidas e começou a planejar sua própria aventura. Ele saiu da cidade onde morava no Canadá, Calgary, em 2012 rumo a cidade dos peões de boiadeiro, Barretos (SP). Para a travessia ele levou três de seus cavalos, chamados Frenchie, Bruiser e Dude. Em seu livro o que não falta é história, entre elas um dos momentos mais tensos da viagem, quando um de seus companheiros equinos quase não completou a odisseia. "Frenchie, com medo da água, entrou em pânico no meio do rio. Em vez de nadar como os outros cavalos, deu uma guinada para voltar à margem, mas em um instante foi arrastado pela correnteza furiosa. Agora nem sequer dava para vê-lo. Meu menino dourado se foi. E se ele se afogar? E se quebrar uma pata nas pedras? E se um crocodilo o pegar?", descreve um trecho do livro.
Em outros momentos Leite relata ter enfrentado pelo caminho: desertos, rios bravos, estradas perigosas, temperaturas adversas e muitas dificuldades, imprevistos e até mesmo o risco de morte. Quem se interessar Leite criou um site com muitos vídeos e fotos de sua expedição. Basta acessar: http://www.outwildtv.com
A livro, que custará inicialmente R$ 29,90, ainda vem com oito páginas repletas de fotos coloridas que ilustram cenários da jornada de Filipe e seus cavalos, desde o início da viagem até a chegada em Barretos. O lançamento será realizado durante a Festa do Peão de Barretos, que começa dia 17 e o autor fará várias sessões de autógrafo, durante o evento.
Fonte: Canal Rural