UNIAGRO
Índia importa óleo de canola pela 1ª vez em 5 anos após aumento de preços locais
Publicado em 21/08/2025 13:38
Boletim

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - A Índia comprou óleo de canola para entrega em agosto pela primeira vez em quase cinco anos, uma vez que os preços locais atingiram uma máxima em três anos e meio, tornando as compras no exterior lucrativas, disseram autoridades do setor à Reuters.

Espera-se que um carregamento de 6.000 toneladas de óleo de canola dos Emirados Árabes Unidos chegue ao porto de Kandla, em Gujarat, neste mês, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, uma negociadora de óleo comestível.

A Índia compra principalmente óleo de palma da Indonésia e da Malásia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

Em julho, os preços do óleo de canola no mercado spot da Índia subiram para 167.000 rúpias (US$ 1.914,02) por tonelada -- o maior valor desde fevereiro de 2022 e quase 34% acima dos níveis do ano anterior.

"A alta dos preços está criando uma abertura para as importações, e é possível que vejamos mais importações, já que a nova safra local não chegará ao mercado até março do próximo ano", disse um negociante de Mumbai de uma casa de comércio global.

As importações de óleo de soja da Índia também têm aumentado, com alguns compradores substituindo o óleo de canola, mais caro, pela alternativa mais barata, disse ele.

(Reportagem de Rajendra Jadhav)

Fonte:

 Reuters

Comentários
Comentário enviado com sucesso!