O presidente da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA e vice-presidente da Confederação, Mário Borba, afirmou que o “futuro da agropecuária brasileira depende de um sistema de transporte moderno, eficiente e integrado”.
Borba participou da abertura do seminário “Desafios do transporte ferroviário e competitividade do setor produtivo” realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Promovido pela CNA em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e outras entidades, o evento e recebeu autoridades, representantes de entidades do setor, presidentes de federações de agricultura e pecuária estaduais e especialistas em transporte ferroviário.
Borba, que representou no evento o presidente da CNA, João Martins, ressaltou que a produção agropecuária brasileira cresce em quantidade, sustentabilidade e tecnologia, mas enfrenta “um problema sério que é a logística”.
A nossa malha é insuficiente e mal distribuída. Faltam conexões com as novas áreas agrícolas. Sem transporte eficiente, perdemos força. Sem planejamento, perdemos tempo. Sem integração, perdemos mercado", destacou.
Para o vice-presidente da CNA, é necessário expandir a malha ferroviária, garantir o acesso do campo ao serviço e, acima de tudo, dar voz aos usuários, aos donos da carga.
“Eles precisam participar do planejamento, da regulação e da fiscalização das concessões ferroviárias porque somos nós, os donos das cargas, que sentimos no dia a dia os impactos de tanta falta de tecnologia".
Para Mário Borba, o seminário é importante para discutir caminhos e soluções para esses gargalos. “Vamos mostrar que o Brasil tem condições de crescer com mais competitividade e gerar mais oportunidades para setor.”
Abertura - Tiago Barros, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), agradeceu a participação no evento e parabenizou as instituições por promoverem um debate “tão importante” para o setor produtivo, em especial, para as cooperativas que são diretamente interessadas na pauta.
O presidente do Conselho da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Flávio Andreo, afirmou que o agronegócio é o "motor da economia do Brasil" e a logística é hoje um dos fatores que mais limita e tira a capacidade competitiva do setor. Segundo ele, o debate trará maior segurança jurídica ao agro e permitirá novos investimentos, além de destravar a pauta do setor.
Na avaliação do presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Júlio César Ribeiro, apesar de ter evoluído ao longo dos anos, ainda existem muitos desafios que precisam ser vencidos na logística ferroviária.
André Nassar, presidente executivo da Abiove, agradeceu a receptividade da CNA, que é a “casa do produtor rural”, as demais instituições presentes e os parlamentares que participaram do evento. Nassar destacou que o seminário é um evento de embarcadores e que reunir as Confederações tem uma relevância enorme pela importância das questões logísticas e ferroviárias do país.
O diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Muniz, afirmou que para o Brasil ser um país do futuro e ter um crescimento sustentável, é necessário investir em ferrovias. Ele lembrou que um terço das ferrovias no país estão inativas e que isso tem impedido que a produção chegue aos portos e aeroportos.
Guilherme Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), falou sobre o trabalho do órgão na integração dos modos de transporte e da escuta ativa sobre as demandas do setor, principalmente dos usuários. Sampaio afirmou ainda que a ANTT está fazendo uma reforma regulatória no transporte ferroviário, além de retomar diversas obras, como a ferrovia Transnordestina, Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a Ferrogrão.
Projetos de lei – Ainda na abertura, o senador Weverton Rocha (PDT/MA), falou sobre o projeto de lei de sua autoria (PL 4158/2024) que altera a lei 10.233/01 para mudar algumas atribuições da ANTT sobre transporte ferroviário.
De acordo com o senador, sua proposta pretende abrir o debate para aperfeiçoar a política logística no país. Para o parlamentar, o Brasil tem tudo para ser um celeiro de oportunidades, mas é necessário ter vontade política para que “esse passo importante” seja dado.
O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB/TO), autor do PL 3345/2025 que também pede alteração na lei 10.233, reforçou a importância do debate legislativo para que possam evoluir nas propostas.
Segundo o deputado, a discussão, seja no Congresso ou em eventos como o promovido pela CNA e pela Abiove, contribui para assegurar a oferta mínima da capacidade do transporte ferroviário, melhorar a malha viária e proporcionar igualdade para os usuários desse meio de transporte.
Programação - Após a abertura, o seminário contou ainda com a palestra magna “Ferrovias no Brasil: muita carga, pouco trilho” e com dois painéis, um sobre a “Situação do transporte no Brasil, competição com outros modos de transporte e evolução no escoamento da produção” e outro sobre os “Desafios legais e regulatórios das concessões de ferrovias e competitividade do setor produtivo”.
Fonte:
CNA