UNIAGRO
Tarifaço: governadores do Consórcio Nordeste vão se reunir com Lula
Medida dos EUA atinge diretamente a cadeia produtiva da região
Publicado em 30/07/2025 10:00
Boletim
© Valter Campanato/Agência Brasil

Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional

Os governadores do Consórcio Nordeste vão se reunir na próxima semana com o presidente Lula, em Brasília, para discutir o tarifaço sobre as exportações brasileiras anunciado pelos EUA.

O tarifaço atinge diretamente as cadeias produtivas da região, como fruticultura, apicultura, setor têxtil, calçadista, metalmecânico e a indústria automotiva. De acordo com o Comex Stat -  sistema oficial sobre comércio exterior brasileiro -  Bahia, Maranhão e Ceará são os estados nordestinos que mais exportaram para os EUA no ano passado.

Os encontros do Consórcio Nordeste estão previstos para a próxima terça (5) e quarta-feira (6). Ou seja, após o prazo de primeiro de agosto determinado pelos norte-americanos para que comecem a  valer a  taxação de 50% sobre todas as exportações brasileiras.

Na terça, os governadores participarão do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, onde o presidente Lula debaterá o impacto das tarifas norte-americanas.

Depois, à tarde, será realizada a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Na quarta-feira, a reunião será no Palácio do Planalto, com o presidente Lula, o vice, Geraldo Alckmin, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

De acordo com o presidente do Consórcio, governador do Piauí, Rafael Fonteles, está sendo realizada uma articulação “emergencial” com a APEXBrasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Estão sendo mapeados os  impactos, por estado e por setor. A proposta é articular novos mercados e novas rotas internacionais.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!