Boletim Agrícola - Safra de Soja na Argentina
Alerta para a Safra de Soja 2024/25 na Argentina
Por Maximilian Heath
Fonte: Reuters - 19 de maio de 2025
A safra de soja 2024/25 da Argentina pode sofrer perdas significativas na província de Buenos Aires, no noroeste do país, devido ao impacto das recentes fortes tempestades, informou a Bolsa de Grãos de Buenos Aires nesta segunda-feira. A entidade indicou que poderá ser forçada a reduzir sua previsão de produção.
Atualmente, a estimativa é de 50 milhões de toneladas métricas, mas as chuvas intensas estão atrasando ainda mais a colheita, que já vinha ocorrendo de forma lenta, e podem ter causado danos diretos às plantas.
Na província de Buenos Aires, 730.000 hectares de soja ainda não foram colhidos. A região já havia sofrido com chuvas em março, o que resultou em uma produção 15% menor em relação ao ciclo anterior. As novas precipitações podem agravar ainda mais o cenário.
A Argentina é atualmente o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja, além de ser o terceiro maior exportador de milho.
As tempestades despejaram até 400 mm de chuva em áreas agrícolas e rodovias, provocando inundações e a evacuação de moradores em algumas cidades da província de Buenos Aires.
As Bolsas de Grãos de Buenos Aires e Rosário alertaram que mais chuvas são esperadas para os próximos dias, especialmente no sábado.
"O tempo que leva para drenar os excessos pode influenciar a magnitude dos danos produtivos", destacou a Bolsa de Rosário em seu boletim.
(Reportagem de Maximilian Heath; Edição de Gabriel Araujo e Kylie Madry)