UNIAGRO
Economia do Japão em Alerta
Publicado em 16/05/2025 10:30
Boletim

Economia do Japão encolhe no 1º trimestre e preocupa com impacto das tarifas dos EUA

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) – A economia japonesa sofreu uma contração anualizada de 0,7% no primeiro trimestre de 2025, marcando o primeiro encolhimento em um ano e superando a expectativa do mercado, que previa queda de apenas 0,2%.

O desempenho mais fraco ressalta a fragilidade da recuperação japonesa, que agora encara ameaças vindas da política comercial adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A estagnação do consumo privado e a queda nas exportações foram os principais fatores da retração, indicando que a economia já dava sinais de enfraquecimento antes mesmo do anúncio de tarifas “recíprocas” feito por Trump em abril.

Apesar disso, houve pontos positivos: o PIB do quarto trimestre do ano passado foi revisado de 2,2% para 2,4%, e os investimentos empresariais cresceram 1,4%, acima das previsões, contribuindo com 0,7 ponto percentual na demanda interna.

Especialistas, no entanto, mantêm um tom cauteloso. Segundo Yoshiki Shinke, economista do Instituto de Pesquisa Dai-ichi Life, “a economia do Japão carece de impulsionadores de crescimento e é muito vulnerável a choques externos, como as tarifas impostas pelos EUA”.

O Ministro da Revitalização Econômica, Ryosei Akazawa, alertou que, embora os aumentos salariais possam sustentar uma recuperação moderada, há riscos consideráveis, como os impactos do aumento de preços no consumo e na confiança das famílias.

Na comparação trimestral, o PIB japonês encolheu 0,2%, acima da contração de 0,1% esperada. O consumo privado, responsável por mais da metade da economia, ficou estável, abaixo da previsão de crescimento de 0,1%.

A demanda externa subtraiu 0,8 ponto do PIB, com exportações em queda de 0,6% e importações subindo 2,9% — e isso mesmo antes das tarifas americanas causarem efeito completo.

Fonte: Reuters  | Reportagem adicional de Tetsushi Kajimoto

Comentários
Comentário enviado com sucesso!