UNIAGRO
Feriado de Páscoa e Tiradentes será marcado por chuvas e frente fria, alerta Inmet
Minas, Espírito Santo e Bahia terão chuvas intensas no feriadão
Publicado em 17/04/2025 14:55
Notícia
Foto: Freepik

Agrolink - Aline Merladete

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o feriadão de Páscoa e Tiradentes será marcado por chuvas intensas em diversas regiões do Brasil. A previsão do tempo aponta que os maiores acumulados devem atingir estados como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. Uma frente fria em deslocamento pelo oceano também deve provocar instabilidades na Região Sul.

 
 

 

As chuvas começam nesta quinta-feira (17), com forte intensidade em áreas do Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além do litoral norte do Espírito Santo. Segundo o Inmet, essas regiões podem registrar até 100 mm de precipitação até sexta-feira (18), com risco de alagamentos e transtornos pontuais. O alerta se estende ao sul da Bahia.

 

Já no centro-sul de Mato Grosso do Sul e em parte do Paraná e São Paulo, as instabilidades ganham força, com previsão de chuvas significativas e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. A tendência é que as chuvas mais volumosas ocorram entre sexta-feira (18) e sábado (19), especialmente no oeste e centro-norte paulista. No litoral de São Paulo, a precipitação tende a persistir de forma mais moderada no sábado, enquanto o interior do estado deve apresentar céu com poucas nuvens já na segunda-feira (21).

 
 

 

A passagem de um sistema frontal pelo oceano deve impactar o tempo no Sul do país. O centro-norte do Rio Grande do Sul será o primeiro a sentir os efeitos da nova frente fria a partir desta sexta-feira (18), com previsão de avanço sobre o oeste de Santa Catarina e Paraná durante o final de semana. O Inmet destaca que, embora as chuvas previstas sejam de intensidade moderada, são consideradas importantes para reabastecer a umidade do solo, que esteve abaixo da média durante o verão.

 

Além disso, uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em parte da Região Sul entre sábado (19) e segunda-feira (21), favorecendo a formação de geadas fracas em áreas mais elevadas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!