UNIAGRO
Deborah Veneziano destaca Rondônia como referência para o Brasil na valorização dos cafés especiais
Publicado em 31/03/2025 16:00
Notícia

No Brasil, onde o café é quase uma religião, Deborah Veneziano, barista e enfermeira especializada em Análise Sensorial, destaca a EMATER-RO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia) como um exemplo a ser seguido no cenário nacional. Para ela, o trabalho desenvolvido pela instituição, especialmente com as comunidades indígenas e pequenos produtores, tem sido fundamental para transformar a cafeicultura rondoniense e levar o estado a um novo patamar na produção de cafés especiais. A especialista é uma verdadeira embaixadora dos cafés de Rondônia, reconhecendo o impacto positivo do programa *Degusta Rondônia 80+*, que tem impulsionado a produção de cafés robustas amazônicos e mudado a vida de muitos produtores locais.


O programa Degusta Rondônia 80+, tem sido crucial para a valorização dos cafés especiais produzidos na região, que, graças à qualificação proporcionada pela instituição, vêm ganhando destaque no mercado nacional. Veneziano salienta que o trabalho da EMATER-RO com os indígenas e as mulheres na cafeicultura é um modelo para o Brasil, promovendo não apenas a qualidade do café, mas também a inclusão social e o empoderamento das comunidades locais.


“Rondônia é um exemplo a ser seguido. O trabalho do Governo do Estado e da EMATER-RO com os indígenas e as mulheres tem sido exemplar. A valorização desses grupos é fundamental para o fortalecimento da cafeicultura no estado e para a promoção de uma produção de excelência”, comenta Deborah, que percorre o Brasil levando educação em cafés especiais produzidos no país.

Em suas viagens, a barista tem percorrido diversas cidades com seu projeto nômade de educação em café, levando o sabor único e os encantos da segunda bebida mais consumida do mundo. Sua missão vai além da simples degustação. Em suas dinâmicas interativas, ela ensina não só como provar um bom café, mas como sentir o gosto de cada grão, explorando técnicas baseadas em neurociência para ativar os sentidos dos participantes. A experiência proposta por ela é uma verdadeira imersão, onde cada detalhe é trabalhado para proporcionar uma percepção mais apurada das diferentes nuances da bebida.

 

 

 

Através do “Duelo dos Cafés”, promove uma rica troca de experiências, contando a história por trás de cada grão e ressaltando a importância das práticas sustentáveis e dos produtores que se dedicam a cultivar um café de alta qualidade. O projeto também se destaca por resgatar a história, a ciência e os sentidos relacionados à bebida, incentivando os participantes a perceberem o café como uma verdadeira arte.

Seu trabalho tem levado cada vez mais pessoas a entenderem e apreciarem cada xícara de uma maneira mais profunda. Em um mercado crescente de cafés especiais, Deborah Veneziano tem sido uma das principais responsáveis por divulgar o potencial do café brasileiro, em suas vivências, muitas delas realizadas pelo SESC-SP tem destacado a riqueza e complexidade sensorial da produção de Rondônia.

Até o momento, ela já percorreu diversas cidades de São Paulo, como Presidente Prudente, Birigui, Bauru, Franca, Mogi das Cruzes, Pirapozinho, Registro, São Paulo e Águas da Prata, levando a mensagem do café especial, dentre eles o de Rondônia, a um público cada vez maior.

A valorização da cafeicultura indígena e a disseminação da cultura do café especial no Brasil são apenas algumas das muitas contribuições de Deborah Veneziano, que segue sua jornada nômade promovendo um novo olhar sobre o que é possível alcançar através da união entre conhecimento, paixão e respeito à tradição.

 
Fonte:
 EMATER-RO
Comentários
Comentário enviado com sucesso!