Por Sethuraman N R e Nidhi Verma
(Reuters) - A indiana Bharat Petroleum Corp (BPCL) assinou um contrato com a Petrobras para importações de até 6 milhões de barris de petróleo a partir de 2025, anunciaram as empresas nesta quarta-feira.
"Estamos diversificando nossas fontes de petróleo bruto e atualmente processamos petróleo de 21 países. Nosso objetivo é mitigar os riscos geopolíticos", disse o presidente do conselho da BPCL, G Krishnakumar, na conferência India Energy Week, onde o acordo foi assinado com executivos da Petrobras.
A expectativa é de que o contrato, na modalidade "framework" (flexível para ambas as partes), possa aumentar a participação da Índia nas exportações de petróleo da estatal brasileira, que hoje é de 4%.
"Estamos sempre buscando clientes que valorizam a qualidade do petróleo exportado pela companhia", afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, em nota.
A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo e teve cerca de 85% de sua demanda suprida por compras externas no ano passado, apontou a Petrobras.
A companhia acrescentou ainda que o contrato representa um passo importante para fortalecimento das relações comerciais com o segmento de refino estatal na Índia.
(Reportagem de Yagnoseni Das em Bengaluru e Nidhi Verma; reportagem adicional de Letícia Fucuchima)