UNIAGRO
Minério de ferro atinge máxima de 4 meses em Dalian com recuperação da demanda por aço
Notícia
Publicado em 07/02/2025

Por Michele Pek

CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro atingiram a maior alta em quatro meses na bolsa de Dalian nesta sexta-feira, encerrando com ganhos em base semanal, apoiados pela recuperação da demanda por aço na China após o feriado do Ano Novo Lunar.

Além disso, medidas de apoio ao setor imobiliário também impulsionaram o sentimento do mercado de minério de ferro.

O contrato mais negociado de maio do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) na China encerrou as negociações do dia com alta de 0,86%, a 817 iuanes (US$112,11) a tonelada, ganhando 1,36% nesta semana.

No início da sessão, os preços atingiram 825 iuanes, maior valor desde 8 de outubro.

O minério de ferro de referência de março na Bolsa de Cingapura recuava 0,08%, a US$105,85 a tonelada, registrando um aumento semanal de 0,23%.

 

 

As usinas siderúrgicas retomaram a produção após o feriado do Ano Novo Lunar, melhorando a demanda de minério de ferro no curto prazo e apoiando os preços, disse a consultoria chinesa Hexun Futures em nota.

A produção de aço em alto-fornos na China aumentou esta semana, depois que as operações foram retomadas após a manutenção, de acordo com a consultoria chinesa Mysteel.

O governo de Shenzhen fez 10 novas nomeações na China Vanke, em outra medida para aumentar o controle sobre o desenvolvimento imobiliário.

Investidores comemoraram a reformulação da alta administração da incorporadora chinesa no mês passado, esperando que o apoio do governo trouxesse alguma estabilidade ao setor imobiliário em dificuldades.

Ainda assim, uma guerra comercial representa o maior desafio para o mercado de minério de ferro e aço, disseram os analistas do ANZ em nota.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas de 10% a uma série de produtos na terça-feira, o que levou Pequim a impor taxas retaliatórias, incluindo uma taxa de 15% sobre o carvão dos EUA, ingrediente essencial para a fabricação de aço.

(Reportagem de Michele Pek)

Fonte:
 Reuters
Comentários
Comentário enviado com sucesso!