CAIRO, 4 de fevereiro (Reuters) - A Autoridade Geral de Fornecimento de Commodities do Egito (GASC) assinou um acordo de empréstimo de US$ 700 milhões com a Corporação Financeira de Comércio Islâmico (ITFC) para reforçar seus esforços de segurança alimentar, mostrou um comunicado do gabinete egípcio na terça-feira.
O empréstimo faz parte da cooperação contínua entre o Egito e a organização saudita, que desempenhou um papel fundamental em ajudar o Egito a garantir alimentos básicos, como trigo, bem como suprimentos de energia.
O ITFC também reservou um empréstimo de US$ 800 milhões para a Egyptian General Petroleum Corporation para dar suporte às necessidades energéticas do país.
No entanto, o papel preciso do GASC permanece obscuro desde a decisão do governo no ano passado de transferir as responsabilidades estratégicas de aquisição de trigo para a Mostakbal Misr, uma entidade estatal criada em 2022.
A mudança de responsabilidades levantou preocupações entre observadores do mercado.
Um dos maiores importadores de trigo do mundo, o Egito depende muito de grãos estrangeiros para sustentar seu programa de pão subsidiado, que atende 70 milhões de pessoas.
As reservas estratégicas de trigo do Egito diminuíram para apenas quatro meses, ante sete meses de estoque em meados de 2024.
Reportagem de Mohamed Ezz Edição de David Goodman