UNIAGRO
Indicador do Boi: DATAGRO e B3 iniciam jornada de visita às fazendas para aumentar a liquidez dos contratos futuros na Bolsa
Notícia
Publicado em 23/01/2025

A DATAGRO, consultoria agrícola que atua em mais de 50 países, colocou na estrada, pelo segundo ano seguido, a comitiva do Indicador do Boi DATAGRO que vai percorrer nove estados. Neste ano, além da B3, a Bolsa do Brasil, o Indicador do Boi da Estrada conta com o apoio da Nova Futura Investimentos e Nutron | Cargill.   

A partir de fevereiro, o Indicador do Boi passa a ser o índice oficial de referência para liquidar contratos futuros de pecuária na B3. A mudança foi comunicada ao Mercado em novembro do ano passado. 

“Essa jornada de porteira em porteira reforça o compromisso da DATAGRO com fundamentos como auditoria de dados, coleta segura e distribuição transparente, assegurando confiabilidade nas informações fornecidas ao mercado. É um espaço colaborativo e imparcial, onde todos os elos da cadeia contribuem ativamente”, destaca João Otávio Figueiredo, head de pecuária da DATAGRO. 

Criado em 2019, o Indicador do Boi já monitora mais de 60% do abate brasileiro, percentual alcançado a partir da coleta de dados fornecidos por mais de 5 mil pecuaristas, número que envolve propriedades cadastradas e colaboradores parceiros, de mais de 1,3 mil municípios, além de mais de 120 plantas frigoríficas. Hoje, o aplicativo conta com mais de 9,2 mil usuários cadastrados. 

“Este movimento, de levar a B3 para dentro das fazendas, demonstra nossa confiança no potencial dos contratos futuros. Desde 2018, temos visto um salto no volume negociado, com quase metade dos investidores sendo pessoas físicas, e há espaço para ampliar ainda mais”, comenta Marielle Brugnari, head de produtos de commodities da B3.  

Nos próximos meses, DATAGRO e B3 vão percorrer mais de nove mil quilômetros. Além das visitas às fazendas e às indústrias, a comitiva promoverá jantares de relacionamento. 

O roteiro teve início em Presidente Prudente, oeste de São Paulo, com a primeira parada realizada em janeiro. O Indicador do Boi na Estrada seguirá ainda pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, Bahia e Pará. 

Em 2024, a comitiva percorreu mais de 50 propriedades e visitou mais de 15 indústrias frigoríficas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Fonte:
 DATAGRO
Comentários