O outono termina com muito frio em regiões do Sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) algumas cidades do Rio Grande do Sul registraram temperturas abaixo dos 3°C. Entre elas estão Alegrete (0,5°C), Bagé (0,1°C), Bento Gonçalves (3°C), Caçapava do Sul (2,8°C), Cambará do Sul (-1,9°C), Cruz Alta (0,4°C), Erechim (1,4°C), Lagoa Vermelha (0,4°C), Passo Fundo (1,3°C), Santa Rosa (2,5°C), Tupanciretã (2,6°C). A Somar Meteorlogia contabiliza mais de 30 cidades com registro de geadas.
Nesta terça-feira, 20, a sensação é de frio nos três estados. A chuva fica concentrada entre o norte de Santa Catarina e a faixa central e leste do Paraná, porém não são esperados grandes acumulados. Nas demais áreas do Sul do Brasil o tempo fica mais firme devido à atuação de uma massa de ar frio e seco.
No Sudeste uma frente fria começa a se afastar rapidamente para o oceano, mas ainda há condição para chuva no sul, oeste e leste de São Paulo, sul e zona da mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além disso, os ventos diminuem bastante a sensação térmica no período da tarde nestas áreas. Por outro lado, no restante da região o tempo segue firme e as temperaturas ficam mais agradáveis.
No Centro Oeste as instabilidades causadas pela passagem de uma frente fria de fraca intensidade já se afastam e apenas no leste do Mato Grosso do Sul é que há previsão para alguma chuva isolada e com baixo acumulado. Nas demais áreas da região o tempo fica bastante firme e ensolarado.
A terça-feira é de tempo instável e com chuva sobre a faixa leste e norte do Nordeste. As instabilidades ganham força e pode chover forte no leste do Rio Grande do Norte. O interior da região continua com uma condição de tempo mais firme e sem chuva.
Fonte: Canal Rural