Andrei Weber, de 12 anos, postou vídeo em que, no meio da lavoura, lamenta a saudade de uma namoradinha. Resultado: quase 2 milhões de visualizações
Planalto é uma cidade de 14 mil habitantes no sudoeste paranaense. A agricultura responde por 40% da economia local. Soja, milho, trigo, feijão e mandioca brotam na terra fértil da região. Segundo o IBGE, 99,8% das crianças frequentam a escola e grande parte delas ajuda nos trabalhos no campo desde a primeira infância.
Esse é o caso de Andrei Weber, que hoje tem 12 anos e que põe a mão na massa desde muito cedo. “Eu me boleio desde os 8 anos. Chego à lavoura e sei quanto tem de colocar de veneno, de adubo. Dirijo trator desde os 5”
Filho único da união de 20 anos entre Beto Weber e Maria Inês Canosa, Andrei nasceu no dia 7 de junho de 2005. Cresceu dividindo o tempo entre brincadeiras, escola e a visão de pai, avô e tio tocando o dia a dia da fazenda de 70 hectares. Além de plantar soja, milho e trigo, os Weber criam cerca de 200 galinhas, além de vacas leiteiras e peixe.
Andrei acompanha tudo isso de perto e fala com autoridade sobre culturas, produtividade e animais. Estudante da sétima série, ele diz que adora geografia, português e matemática. “Sonho em ser agrônomo ou trabalhar na TV”, diz ele.
E, graças ao sucesso de seu vídeo, já vem dando passos na direção desta segunda profissão. Andrei já apresenta propaganda na rádio local e produz vídeos publicitários na linguagem visual que costuma usar em suas produções no Facebook e também em seu canal no YouTube. Já está ganhando dinheiro com isso? “Ainda não. Por enquanto, só me deram produtos!”
Ele já vem experimentando outro aspecto da vida de artista. “No feriado do Dia do Trabalho, ele visitou Foz do Iguaçu. Foi reconhecido e parado pelas pessoas na rua”, conta, orgulhoso, o pai do garoto, Beto Weber.
Para ir além desse sucesso inicial, Andrei trabalha na produção de mais vídeos com o seu jeito. Engraçado, leve e com esse linguajar e sotaque que dão o selo de autenticidade rural às produções do menino. Elas estão no canal de Andrei no YouTube.
Com a produção na fazenda batendo recordes, só nota boa no boletim da escola e conquistando cada vez mais inscritos em seu canal, tudo parece ir bem na vida de Andrei. “Tudo, menos uma coisa: ainda tenho saudade da Betinha”.
Fonte: Canal Rural