UNIAGRO
Vazio Sanitário contra ferrugem da soja começa este mês em Mato Grosso
08/06/2017 08:33 em Notícia

O mês de junho (a partir do dia 15) marca o início do chamado “vazio sanitário” para cinco estados brasileiros: Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná

O mês de junho (a partir do dia 15) marca o início do chamado “vazio sanitário” para cinco estados brasileiros: Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. De acordo com a Embrapa, esses estados só poderão plantar a nova safra de soja a partir do próximo dia 15 de setembro.

De acordo com o portal Agrolink, a medida determina a proibição da semeadura ou a preservação de plantas vivas de soja por períodos que variam de 60 a até 90 dias. O objetivo é atrasar a chegada da ferrugem asiática por reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi durante a entressafra, eliminando hospedeiros e assim quebrando o ciclo de vida da praga.

 

Ao todo, nada menos que onze unidades da federação adotam o vazio sanitário. Em julho será a vez de Tocantins, Pará, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Enquanto em agosto inicia esse período nos estados do Maranhão e Bahia.

 

Fonte: Portal do agronegocio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!