UNIAGRO
Chuva provoca alta no custo de produção de leite no RS
06/06/2017 08:54 em Notícia

Os animais não foram para o pasto por causa dos alagamentos, aumentando o consumo de ração

Produtores de leite do Rio Grande do Sul tiveram aumento no custo de produção por causa da forte chuva que caiu no estado nos últimos dias. Diante da mudança climática, os animais deixaram de ser soltos nos pastos e as plantas ficaram atrasadas no desenvolvimento.

Na propriedade do pecuarista Leandro Ohlweiler, por exemplo, há 10 dias as 40 vacas da fazenda estão sem ir para o pasto de aveia por causa da terra encharcada. Com isso, o produtor teve que aumentar a quantidade de ração e farelo que fazem parte da dieta dos animais. “Com essa mudança, tive um custo bastante alto, cerca de R$ 0,25 a mais para cada litro de leite produzido”, disse.

Ohlweiler recebe da cooperativa R$ 1,30 pelo litro do leite e, com este gasto a mais, o lucro vai se perder. “Estava sobrando cerca de 20% de lucro, mas, com essa chuva, vamos trabalhar no prejuízo. O volume de leite caiu em torno de 6 litros por vaca desde que paramos de colocar na pastagem.”

Em apenas um dia choveu aproximadamente 200 milímetros na região do município gaúcho de Estrela. O pasto ficou completamente alagado e, com o excesso de umidade e a falta de sol, as plantas não conseguem crescer e acabam morrendo por falta de enraizamento e fotossíntese.

“Houve inundação em alguns lugares mais baixos por causa dos rios que passam nessa região. A agricultura foi afetada e todo o desenvolvimento de pastagem de inverno também, já que precisa de pelo menos duas semanas para se recuperar”, valou o presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann.

 

Fonte: Canal Rural

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!