UNIAGRO
Primeiras lavouras de milho entram em maturação no Paraná com boas condições de campo, indica Deral
16/05/2023 15:05 em Notícia

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.         

De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho já tem 1% das lavouras em maturação, 30% em frutificação, 36% em floração e 33% ainda em descanso vegetativo. 

Os técnicos do Deral classificam 92% das lavouras como em boas condições e 8% das lavouras em médias.      

As regionais com mais lavouras em maturação são Francisco Beltrão (25%), União da Vitória (20%), Irati e Pato Branco (10%) e Guarapuava (5%). As mais atrasadas, com mais áreas ainda em descanso vegetativo são Ivaiporã (80%), Cornélio Procópio (73%) e Apucarana (60%).    

Já nas áreas da primeira safra, 96% do total foi colhido até o momento, enquanto todo o restante está em maturação. Das lavouras ainda em campo, 82% estão classificadas como em boas condições e 18% em médias.       

 As áreas que ainda não finalizaram a colheita são Irati e Ponta Grossa (99%), Guarapuava (98%), Curitiba (85%) e União da Vitória (73%). 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a safrinha está em desenvolvimento vegetativo e início de floração, com lavouras em boas condições, na região Norte.  

As regiões Noroeste e Centro-Oeste também apresentam bom desenvolvimento vegetativo devido as boas condições climáticas, com noites frias e dias quentes. 

As lavouras de milho estão em fase de floração e com condições boas nas regionais Oeste e Sudoeste do estado. 

Já na região Sul, as lavouras estão em fase reprodutiva e já sofrendo forte ataque de cigarrinhas, o que pode comprometer parte da produção. Além disso, há relatos de falta de umidade no solo.

Fonte: Notícias Agrícolas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!