UNIAGRO
RS: situação das lavouras de milho diverge nas regiões
Notícia
Publicado em 22/12/2021

A situação das lavouras da 1ª safra de milho é diferente nas lavouras do Rio Grande do Sul, variando conforme a região. Segundo dados coletados pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) na área de atuação de 21 cooperativas parceiras, as lavouras conduzidas sob condições de sequeiro já acumulam perdas médias na produtividade de 55,4% em virtude da estiagem.

Esse número representa um aumento de 26% nos prejuízos em relação ao levantamento realizado no mês de novembro e existem diversas regiões onde as perdas já chegam a 100%.  Devido à escassez de água, o prejuízos também se elevaram nas áreas irrigadas, onde as perdas médias estão próximas a 12%. Em novembro este número estava abaixo de 4%.

Grande parte dessas cooperativas estão na parte norte e noroeste do Estado. Na região a Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS) calcula perdas entre 30 e 70% no milho. Em Carazinho, o vice-presidente do Sindicato Rural, Paulo Vargas, destaca que o milho já tem perdas consolidadas entre 50 e 80%, com algumas lavouras já registrado até 100% de prejuízo. Inclusive, algumas áreas estão sendo derrubadas para plantio de soja.

Fonte: Agrolink.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!