UNIAGRO
Casos de mancha alvo para safra de 2022
Notícia
Publicado em 20/12/2021

A mancha alvo é uma doença fúngica causada pelo fungo Corynespora cassiicola. Muito presente no sistema soja-algodão também incide somente na oleaginosa. Grandes impactos foram notados na safra 19/20 e nesta já são verificados casos, em um cenário bem parecido com aquela safra. 

A doença pode ocasionar perdas de produtividade que variam de 15 a 25% e em, alguns casos onde há maior susceptibilidade da cultivar, as perdas de produtividade podem chegar a 40%. Ao longo dos anos, a mancha alvo tem ocorrido principalmente no Cerrado brasileiro. “O produtor colhe a oleaginosa em janeiro e planta a pluma na sequência, então você tem a doença na primeira cultura e na cultura subsequente, a doença não interrompe seu ciclo”, relata a doutora em proteção vegetal, Mônica Anghinoni Müller, pesquisadora da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT.

Em compensação, o milho não é hospedeiro do fungo, então já o sistema soja-milho não favorece tanto a infestação pela mancha alvo quanto o sistema soja-algodão. Com a chegada do período de chuvas, o ambiente fica propício para a proliferação do fungo, por conta da alta umidade. "Além disso, a soja está se desenvolvendo bem vigorosa, fechando a entrelinha, que é algo que também favorece a Mancha alvo", explica a especialista.

Mônica relata ainda que em regiões com esse sistema soja-algodão de cultivo há mais ocorrência do fungo, porém, no estado do Paraná, por exemplo, onde predomina o cultivo de soja no sistema de rotação com milho ou trigo, a doença também está começando a aparecer.

O principal efeito observado em lavouras atacadas é o de desfolha, que se inicia no baixeiro da planta onde as condições de umidade são mais favoráveis à ocorrência da doença. “A mancha alvo ocasiona a desfolha, e o produtor acaba colhendo menos, o grão não consegue ter tanto peso, pois a doença compete com o enchimento dele, ou seja, ele acaba ficando um pouco menor”, detalha.

Fonte: Agrolink.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!