As indústrias frigoríficas no estado do Mato Grosso reduziram as compras de gado em função dos estoques de carnes ainda estarem elevados, com isso os preços da arroba recuaram. De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as referências da arroba tiveram queda de 1,49% no comparativo semanal.
A queda nos preços da arroba do boi gordo e da vaca é reflexo da dificuldade nos escoamento da carne no mercado interno. As referências para o boi gordo estão cotadas ao redor de R$ 294,00/@, enquanto a vaca gorda está próxima de R$ 282,34/@.
Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de animais abatidos reduziu 1,85% no Brasil, mas aumentou 2,30% em Mato Grosso, enquanto a produção subiu 0,97% e 6,42%, respectivamente.
Com relação ao rendimento médio da carcaça de bovinos, houve um acréscimo de 2,94% no Brasil, e de 4,29% no estado mato-grossense. “Isso porque, neste período da seca, a maior oferta foi de animais confinados, os quais apresentam maior ganho de peso ao serem ofertados para o frigorífico”, reportou o Imea.
Fonte : Notícias Agrícolas.