A quinta-feira (09/12) continua com o predomínio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) organizando as instabilidades na metade norte do centro-oeste, metade sul da região norte, nordeste e norte do sudeste. Inclusive existe o potencial para chuvas volumosas em alguns pontos entre o sul da região nordeste e norte do sudeste. Ao mesmo tempo, uma massa de ar quente e seco, vai dominar o interior do país, diminuindo as condições de chuva no cone sul do Brasil.
Região Nordeste
As instabilidades termodinâmicas (calor e umidade) provocadas pela ZCAS, aumentam sobre a região, especialmente no oeste e sul da BA. Chove também sobre todo o estado do MA e PI, seguindo um padrão de pancadas isoladas. Entre o CE, RN, PB, PE, AL e SE o tempo segue firme, apenas com a possibilidade de chuvas fracas e passageiras no litoral devido à umidade marítima.
Região Sul
O domínio da massa de ar seco ganha ainda mais abrangência nesta quinta-feira, diminuindo também as condições de chuvas nos litorais de SC e PR. Uma das consequências disso é o aumento nas temperaturas na faixa oeste, onde haverá a maior presença do sol, e também uma diminuição dos índices de umidade do ar.
Fonte: Agrolink.