UNIAGRO
1ª Etapa de vacinação contra febre aftosa
25/09/2020 09:01 em Notícia

A pandemia da Covid-19 não impediu que pecuaristas aderissem à primeira etapa da vacinação contra febre aftosa. Dados preliminares, enviados por 18 dos 23 estados que participam do processo, indicam cobertura de 87,81% do rebanho de bovinos e bubalinos, ou 166 milhões de cabeças.

As informações de um estado estão sendo analisadas e outras três unidades da federação ainda não enviaram o relatório final. O Amapá realiza a vacinação anual de todo o seu rebanho apenas no segundo semestre do ano.

Em 2019, na campanha de maio, foram vacinados 196 milhões de bovinos e bubalinos, cobrindo 98,08% do total. Na etapa realizada em Novembro de 2019, para os animais de até 24 meses, foram vacinados 87,11 milhões, ocm cobertura vacinal de 98,27%.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Geraldo Moraes, a pequena redução da cobertura vacinal era esperada, como reflexo direto da pandemia, que atrapalhou a logística da vacinação: "Apesar disso, foi uma campanha exitosa dadas as proporções da emergência em saúde existente no país, diz. A previsão para esta primeira etapa é de vacinar cerca de 183 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades.

Em razão da pandemia, esta primeira etapa de vacinação foi prorrogada em 30 dias para todos os estados, alcançando uma duração de 60 dias para sua execução. Na maioria dos estados do Nordeste, teve o seu início adiado para o mês de Junho, buscando melhorar a organização e divulgar as orientações aos produtores em relação aos cuidados com o coronavírus. Após o término da etapa, o produtor rural teve entre 15 e 30 dias para comprovar a vacinação dos seus cuidados com o coronavírus. Após o término da etapa, o produtor rural teve entre 15 e 30 dias para comprovar a vacinação dos seus animais junto aos serviços veterinários oficiais dos estados, preferencialmente por meios não presenciais como telefone ou internet.

Desde 2007, o estado de Santa Catarina é reconhecido internacionalmente como livre  de febre aftosa sem vacinação. A segunda etapa de campanha de vacinação contra a aftosa começa em Novembro.

Fonte: Canal Rural.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!