UNIAGRO
Plantio começa no ritmo mais lento dos últimos cinco anos no MT; 100 dias sem chuvas
27/09/2019 09:04 em Notícia

A nova mato-grossense de soja já começa a germinar por todos os cantos do Estado. Apesar de o ritmo da semeadura ser o menor dos últimos cinco anos, os trabalhos estão sendo realizados em todas as setes regiões monitoradas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) – centro sul, médio norte, nordeste, noroeste, norte, oeste e sudeste – e mesmo que o clima esteja longe do ideal para este início de plantio, a expectativa é mais um recorde em área, que se confirmado dele superar 9,77 milhões de hectares. Até o último dia 20, cerca de 0,28% da superfície estimada estava coberta em Mato Grosso.

Em Mato Grosso, com o fim do Vazio Sanitário no último dia 15, os produtores ficaram liberados para dar início a nova safra de soja. Mas em razão da forte estiagem, a maior parte do Estado esteve sem chuvas por mais de 100 dias seguidos e isso comprometeu a umidade do solo, freando e adiando o ‘start’ da semeadura para muitos sojicultores.

“Em razão disso, temos atualmente um ritmo abaixo da média dos últimos cinco anos”. Até o momento, o Imea prevê que 27,22 mil hectares, ou 0,28% da área total estimada para a safra 2019/20, estão semeados, visto que grande parte dessas áreas é composta por lavouras irrigadas. Na safra 2018/19, este número já era de 79,58 mil hectares, ou 0,83% da área. “Entretanto, vale ressaltar que as condições climáticas eram favoráveis ao avanço da semeadura no mesmo período do ano passado, por exemplo”.

Fonte: Notícias Agrícolas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!