UNIAGRO
Tocantins terá unidades de fertilização in vitro e laboratório de melhoramento genético bovino
04/09/2019 09:59 em Notícia

Acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e fundador do Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal (Cescage Genética), José Sebastião Fagundes Cunha, apresentou a proposta de investimento no Tocantins no segmento de melhoramento genético em bovinos, em audiência com o governador Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, nesta terça-feira (3).

Também em Palmas, o empresário se reuniu com diretores do Sindicato Rural de Palmas e Região (SRPR) e com equipe técnica da Seagro. A intenção é iniciar as atividades ainda este ano.

De acordo com a proposta, trata-se de um amplo plano de negócio que abrange instalações de um laboratório de biotecnologia de reprodução animal, um polo regional de ensino a distância para qualificação de mão de obra no agronegócio, um centro de exposição de animais para comercialização na área do Sindicato Rural de Palmas, uma unidade de produção de alimentos para bovinos e área para exposição de vacas reprodutoras no Centro Agrotecnológico da Agrotins.

“No Centro Agrotecnológico, aspiramos uma área para produção de alimentação e exposição de vacas reprodutoras. No sindicato, queremos instalar um laboratório de biotecnologia de reprodução animal especializado em fertilização in vitro, transferência de embriões e coleta de sêmen e também um centro de exposição de animais reprodutores para comercialização em parceria com produtores do estado para trazer a melhor genética de gado de corte e de leite com perfil para desenvolver uma linhagem para o Tocantins”, explicou o investidor

Com atenção voltada para o mercado externo, especialmente o europeu que é muito exigente, o gestor da Seagro vislumbra um futuro promissor. “A vinda do grupo Cescage representa um avanço muito grande para o Tocantins. Teremos oportunidade de escolher as raças mais adequadas para o nosso estado. Significa o aumento na produção de carne com qualidade, certificada e com rastreabilidade – exigências do mercado europeu. Com a carne com essas características, teremos possibilidade de exportar para a União Europeia que exige esse padrão de qualidade. Por outro lado, teremos também aumento da produção de leite. Não temos rebanho leiteiro. Nossa produção é muito pequena, são em média dois litros de leite por animal. Essa produção não dá nem para abastecer o mercado interno. Através do Cescage Genético, podemos triplicar a produção de leite no prazo de três anos. Vamos ganhar em rapidez, eficiência e em qualidade da carne e em qualidade e quantidade do leite”, ressaltou César Halum.

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural, Antonio Jorge, o investimento vai agregar valor à entidade. “Isso vai agregar valor, tecnologia e desenvolvimento para melhorar a qualidade do nosso rebanho. Vai movimentar o sindicato, dando oportunidade por meio do melhoramento genético ao rebanho tocantinense”, afirmou. De acordo com o que foi firmado inicialmente, o sindicato vai destinar uma área de mil metros quadrados num contrato de comodato.

Cescage

A agenda de compromissos do investidor no Tocantins teve interlocução do secretário da Seagro, que visitou o Cescage Genética durante visita institucional à Agroleite no Paraná, no mês passado.

Atuando no mercado da produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos, o Grupo Cescage é sediado em Ponta Grossa (PR) e desenvolve atividades em vários estados do País em parceria com  grandes produtores rurais e instituições públicas e privadas.

Fonte: Matopiba Agro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!